data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Itamar Aguiar
A expectativa quanto aos resultados da reunião entre o Cpers/Sindicato e o governo do Estado, na manhã de terça-feira, foi, mais uma vez, postergada. Após aproximadamente meia hora de debates, na sede da Secretaria de Educação (Seduc), em Porto Alegre, o encontro terminou sem definições quanto à conclusão do ano letivo de 2019 na rede estadual e ao plano de recuperação das aulas não ministradas durante a greve. Uma nova audiência está marcada para esta quarta, às 9h, para tratar sobre a reposição dos dias parados, pagamento de salários e ponto dos grevistas.
Alunos de escolas estaduais aprovados no Politécnico e Ctism poderão garantir vagas
Ainda na segunda-feira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) havia emitido uma medida cautelar concedendo prazo de 72 horas para que a Secretaria da Educação apresente um plano de ação para a recuperação das aulas do ano letivo referentes ao período da greve do magistério estadual, que teve início em 18 de novembro de 2019. O relator plantonista do processo no TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, destaca que "o que se busca é uma solução que não agrave ainda mais as dificuldades por que passam estudantes da rede de ensino estadual e suas famílias".
Em Santa Maria, o 2º Núcleo Regional do Cpers promove, nesta quarta, uma plenária. O encontro dos professores ocorre a partir das 17h, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.